Escolha um exaustor que facilite o seu trabalho na cozinha, que lhe dê liberdade de movimento e simplifique a preparação dos alimentos.
O exaustor deve ter também a correca potência de aspiração. Avalie as dimensões da sua cozinha e os seus hábitos culinários: só assim irá obter a troca de ar correta e um menor consumo de energia.
Com um cálculo simples, é possível definir qual a capacidade mais adequada a cada cozinha.
Basta multiplicar por 10 o volume da sala para obter a capacidade ideal.
Todos os modelos Turboair estão preparados para trabalhar tanto na versão Aspirante (A), onde o ar extraído é expulso para o exterior, como com reciclado ou versão Filtrante (F), onde o ar extraído é filtrado, depurado e reintroduzido na cozinha. Ambas as versões garantem uma limpeza eficaz do ar da cozinha, mas distinguem-se em termos de instalação e manutenção. Na versão aspirante, o exaustor tem de estar ligado ao exterior através de tubos específicos, para expulsar da divisão todo o ar capturado.
Nesta configuração, é importante instalar tubos com um diâmetro suficientemente grande (pelo menos 120 mm, de preferência 150 mm). Além disso, os tubos não devem ser demasiado compridos e
tortuosos, para que as resistências aerodinâmicas da conduta não gerem perdas de carga, ou seja, de caudal.
Na versão filtrante, o exaustor não está ligado a tubos, já que o ar capturado é depurado através de filtros de carvão ativado e depois reintroduzido no ambiente. Nesta configuração, é importante proceder à manutenção correta dos filtros de cheiros e à sua substituição periódica.
Num exaustor, existem duas barreiras diferentes para a filtração do ar. A primeira, constituída pelo filtro de gordura e presente em todos
os modelos, está situada imediatamente na entrada do produto. A função do filtro de gordura é proteger o interior do produto, filtrando as partículas de gordura mais pesadas do ar extraído. Estes filtros podem ser de natureza diferente: de material sintético (a substituir ciclicamente), de alumínio (lavável) ou grades de filtro de alumínio (GFA), ou de aço inoxidável (GFI), facilmente desmontáveis do exaustor e laváveis, tanto à mão com detergente líquido como na máquina de lavar loiça. O segundo tipo de filtro, o filtro de cheiros, está presente apenas nos produtos na versão filtrante. Trata-se de filtros dedicados à “lavagem” do ar extraído pelo exaustor. A solução tradicional é constituída por um recipiente de plástico, adequadamente perfilado, que contém grânulos de carvão ativado.
Este carvão tem a capacidade de capturar e reter a gordura, a humidade e os cheiros. Estes filtros, denominados de carvão ativado, devem ser substituídos a cada 3-4 meses aproximadamente. Para a filtração dos cheiros a Elica propõe como alternativa uma tecnologia inovadora: Long Life Filter. Este filtro especial garante uma elevada eficácia com um ciclo de vida muito maior. Não é necessária a sua substituição frequente, pois pode “regenerar-se” facilmente com uma lavagem normal na máquina de lavar loiça seguida de secagem no forno durante dez minutos a 100 °C. Com estas simples operações, Long Life Filter garante uma elevada eficácia até 3 anos.
A instalação correta é importante para assegurar o funcionamento ideal do exaustor. É necessário seguir rigorosamente todas as fases indicadas no manual de instruções de cada produto. Por último, não esquecer de respeitar a distância mínima entre a placa de cozedura e o exaustor, indicada no manual de instruções, para evitar danificar os componentes funcionais e garantir a segurança pessoal.
Durante o processo de produção, uma série meticulosa de mais de 50 testes e exames é utilizado para garantir a segurança e funcionalidade dos capuzes Turboair. Materiais, componentes elétricos e componentes eletrônicos são repetidamente testados, a fim de garantir a total conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança. Todos os produtos Turboair fazer uso de bordas lisas, vidro temperado e plástico auto-extinguível.